Tutorial do PowerBuilder

Bem, visto que os materiais relativos ao PowerBuilder são bastante escassos na web, resolvi elaborar um tutorial, próprio para aqueles que conhecem pouco ou que nunca tiveram contato com a ferramenta.

No documento abaixo, eu apresento o bê-a-bá dos controles disponíveis pelo PowerBuilder e, junto ao leitor, serão criadas interfaces de uma aplicação desktop com acesso a bancos de dados.

Clique aqui caso deseje visualizar o tutorial em tela cheia.

 

21 comentários:

  1. Adorei! Amo PowerBuilder!

    ResponderExcluir
  2. dei uma olhada rápida e tenho certeza que irei gostar do conteúdo, é uma pena nunca achar nada na internet sobre powerbuilder. Queria algo sobre web também, fica ai um pedido!

    Manoel Vitor, programador powerbuilder na medicware

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Vitor! Estou analisando esta possibilidade!

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou usando seu tutorial para estudar pb6,é muito bom,a pratica eh bem interessante tou aprendendo pra valer. Obrigada!!

    Virginia Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Virginia.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato!

      Abraços.

      Excluir
  5. Obrigado pela disponibilização da apostila.
    Ela está me ajudando muito nos primeiros passos com o power builder.

    ResponderExcluir
  6. Bacana a sua iniciativa, pois venho procurando apreender powerbuilder, mas é difícil encontrar material. Parabéns e se possível de continuidade ao trabalho obrigado pelo.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de tirar uma duvida, trabalho com programa corporativos que foram desenvolvidos em powerbuilder, gostaria de saber como e feito o processo para ativar a rolagem de lista utilizando o scroll do mouse. Já que tenho acesso ao código-fonte e tenho possibilidade de altera-lo para facilitar a utilização do mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipe, eu não entendi exatamente a sua dúvida. Você se refere às listas do tipo dropdown (combobox)?

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde lucas, trabalho com um sistema ERP desenvolvido em powerbuilder e utilizo a ferramenta infomaker para realizar edições na parte gráfica de alguns formulários. Gostaria de saber se você conhece algum outro aplicativo que abra arquivos .PBL. Pesquisei e encontrei o powerbasic mas não consegui baixa-lo. Se vc puder me ajudar eu te agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Nando. Eu trabalho com infomaker a 6 anos e não tive qualquer limitação em relação a ele. Se eu puder te ajudar com algo.

    ResponderExcluir
  12. oi pessoal,
    preciso de uma ajudinha
    estou trabalhando com powerbuilder 12 para consumir webservices e gostaria de armazenar o xml de envio e retorno para armazenar em banco, mas não estou sabendo como recuperar essa informação, alguém
    consegue me ajudar?

    abs
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. pessoal, tenho um problema pra resolver. Tenho uma aplicação em PB v95 que roda numa VM com Microsoft(R) Windows(R) Server 2003, Standard Edition Service Pack 2 x86 com 8 cores e 4GB de RAM mas tem apresentado uma enorme lentidão no processamento Batch. O que sugerem que posso fazer para reduzir essa janela de processamento sem ter que gerar nova build (custo extra)? Teria algo na infra que faça para melhorar? OBS: O servidor está com recursos de sobra mas as etapas do processamento são demoradas demais.

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Segue: https://drive.google.com/file/d/0B_Rc1UfhG0x0YTZEWnNkUml3bG8/view?usp=sharing

      Excluir
    2. Quando puder favor autorizar o acesso para impressão. Obrigado!

      Excluir
  15. Muito bom o Tutorial. Sabe me informar de algum material/curso avançado do PowerBuilder 10?

    ResponderExcluir